A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram as únicas instituições catarinenses a obter a nota máxima (5) no Enade 2023. O exame avaliou 82 universidades no estado, mas apenas essas duas atingiram o desempenho considerado de excelência.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na sexta-feira (11), e fazem parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que incluem ainda o CPC, IDD e IGC.
Em todo o Brasil, 2.101 instituições participaram da avaliação. Apenas 66 obtiveram a nota 5. Outras 22 universidades catarinenses receberam a nota 4, entre elas FURB, Univali, Unoesc, Unesc, IFSC, IFC, UFFS e Univille.
Os cursos avaliados em 2023 englobam áreas como medicina, engenharia, arquitetura, enfermagem, odontologia e tecnologia em segurança do trabalho. Além do desempenho acadêmico, o Inep considera fatores como estrutura, formação docente, desenvolvimento de pesquisa, permanência estudantil e percepção dos alunos sobre os cursos.
O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, ressaltou a importância de contextualizar os resultados das avaliações e adotar uma abordagem multidimensional para compreender melhor as especificidades de cada curso. Entre os eixos considerados estão: condições de oferta e formação; pesquisa e desenvolvimento; extensão e participação social; acesso, permanência e conclusão; além dos resultados de desempenho.
Com base nas respostas ao Questionário do Estudante, o levantamento identificou a percepção dos estudantes sobre a formação e condições de ensino. Segundo Teixeira, essas percepções são fundamentais para compreender os fatores que influenciam a permanência dos alunos nos cursos, especialmente daqueles que recebem algum tipo de auxílio estudantil.
Fonte: cbntotal
Recomendar correção